Northwest African American Museum

Northwest African American Museun
African Americans é como são conhecimento os cidadãos americanos com descendência africana e em Seattle, WA nos Estados Unidos há um museu que tem como missão "espalhar o conhecimento, compreensão, apreço pelas histórias, artes e culturas da pessoas de descendência Africana para o enriquecimento de todos". O nome do museu é "Northwest African American Museum" e ele cumpre essa missão especialmente de duas formas:
- "apresenta e preserva as conexões entre o Noroeste Pacífico e pessoas de descendência africana e";
- "investiga e celebra as experiências negas na América por meio das exposições, programas e eventos".

Northwest African American Museun

Nesse período que estou passando em Seattle tenho como meta conhecer pelo menos um novo lugar a cada semana, pois minha experiência por aqui como Fulbrighter não é apenas acadêmica, mas, também cultural. Por meio do serviço Museum Pass, da Seattle Public Library, esta semana eu consegui um ingresso para visitar o Northwest African American Museum e foi uma experiência muito interessante.

Dados sobre a população afrodescendente no Noroeste Pacífico

O museu não e muito grande, "The Jorney Gallery" é onde fica uma exposição fixa contando a historia da vinda dos afro-descendentes para a Noroeste Pacífico com destaque para pessoas que se envolveram no cenário político, que alcançaram grandes conquista e pessoas comuns que vieram em busca de seus sonhos. É uma exposição belíssima, repleta de detalhes das dificuldades que essas pessoas encontraram, do seu esforço e contribuição para fazer a costa oeste americana o que ela é hoje.
Divulgação de uma palestra com Martin Luther King Jr.

Também tive a oportunidade de apreciar a exposição "Dance Theatre of Harlem: 40 years of firsts" e conhecer a história das pessoas que lutaram por seus ideais e pela sua paixão pela dança clássica. Compõem a exposição fotografias, trajes dos bailarinos, sapatilhas, livros, cartazes de divulgação dos espetáculos, cartas, etc. 

Traje usado em um dos espetáculos do Dance Theatre of Harlem

Em uma das cartas expostas, encontrei a descrição da ida do dançarino e coreógrafo Arthur Mitchell (1934-) para o Brasil. Ele criou a primeira companhia de balé afrodescendente nos Estados Unidos e sua ida ao Brasil se devia ao fato de ele ser o diretor, professor e coreógrafo do recém formado grupo de Balé Municipal do Rio de Janeiro, RJ.
Carta de Karel Shook

Recomendo a visita ao Northwest African American Museum, é um experiência de reconhecimento da história americana que se confunde com as conquistas dos afrodescendentes nas Américas como um todo. Inicia hoje, 29 de outubro de 2016, uma nova exibição "Black Bodies in Propaganda" que com certeza também será um sucesso.

Sala de Leitura
Ao final da visita, fui conhecer a loja do museu e me deparei com uma pequena sala de leitura e um Centro de Pesquisa Genealógica, perfeito para um lugar como esse e para quem quer conhecer suas raízes. 

Centro de Pesquisa Genealógica


Jimi Hendrix Park

E, do lado de fora fica o Jimi Hendrix Park, homenagem ao cantor, compositor e guitarrista nascido de Seattle, afrodescendente que se destacou no cenário musical internacional especialmente por suas habilidade inigualáveis com a guitarra. 

Jimi Hendrix Park

Comentários