Thesis Statement: dica para aperfeiçoar a escrita do seu artigo científico

Acervo da Seattle Public Library

Tive a oportunidade de cursar o Short Term English Program (STEP): orientation to academic skills na University of Washington, um curso de inglês de curta duração oferecido pelo Departamento de Estado Americano por meio da Comissão Fulbright Brasil

O curso era voltado para conhecermos melhor o sistema de ensino universitário americano, conhecermos as regras, atividades requeridas, como escrever de forma acadêmica, etc. Uma das dicas mais importante que a Instrutora Jennifer Haywood compartilhou conosco foi a importância de apresentar uma thesis statement nos trabalhos acadêmicos, especialmente, Response Papers, Artigos Científicos, etc.

Como bibliotecária, considero o resumo a parte mais importante de um artigo científico, pois, é a partir dele que qualquer leitor pode identificar a relevância ou não daquele documento para o que está buscando. Atualmente, a quantidade de informação disponível é assustadora e pode desviar qualquer um da sua rota facilmente e resultar em uma perda de tempo tremenda. Por isso os resumos precisam ser claros, objetivos e apresentar exatamente o que o leitor encontrará no artigo.

Uma thesis statement cumpre um papel parecido, consiste em uma declaração geral sobre o assunto que será abordado no artigo, geralmente é apresentada em uma frase no final do primeiro parágrafo introdutório do artigo. Todos os argumentos apresentados posteriormente deverão sustentar essa declaração. Segunda a explicação da nossa instrutora Jennifer, uma thesis statement possibilita ao leitor reconhecer se deve ou não continuar a leitura, é possível fazer um julgamento se o trabalho em questão interessa ou não para os objetivos de pesquisa do leitor.

Cito aqui dois alguns exemplos:

Título do artigo: Motivação dos docentes para publicar em periódicos científicos.
Thesis statement: As motivações para os docentes publicarem em periódicos científicos variam entre motivações pessoais, profissionais e acadêmicas.

Titulo do artigo: Formação de leitores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, PR.
Thesis statement: A formação de leitores deve começar no convívio familiar e ser intensificada na escola e biblioteca escolar.

Aqui você encontrará uma explicação da University of North Caroline sobre a thesis statement.

Considero essa dica fundamental, especialmente, para a escrita de artigos que serão submetidos em âmbito internacional. Coincidentemente, um dos meus artigos que passou por peer review no início de 2016 foi aprovado, mas, retornou com uma observação para eu inserir no início do artigo qual a contribuição do meu artigo e, a partir da explicação do revisor pude reconhecer que se tratava da famosa thesis statement.

Acho, inclusive, que devemos adotar essa estratégia para a escrita acadêmica como um todo, bem como para a leitura, pois poupa muito tempo do leitor e torna o artigo mais atrativo.

Comentários